Qual é a causa das artroses?

Todos aqueles que expõem o seu aparelho locomotor a sobrecargas ou trabalho excessivo, como os desportistas, os obesos e os que têm malformações das articulações ou dos membros, como deformidades dos joelhos, das ancas ou dos pés, terão tendência para desenvolverem artrose mais precocemente.

 

Sabia que algumas profissões podem originar artroses mais frequentemente, do que outras, em determinadas articulações. Por exemplo:

·         os futebolistas têm mais artroses dos joelhos (gonartroses);

·         as bailarinas mais artroses dos tornozelos;

·         os operários da construção civil que manuseiam martelos pneumáticos mais artroses dos cotovelos;

·         e os estivadores mais artroses da coluna (espondilartroses).

 

Sabia que as artroses podem ser primárias e secundárias?

 

·         As artroses primárias não têm uma causa conhecida, ao contrário das secundárias que podem ser devidas a traumatismos, em particular microtraumatismos repetidos, a incongruência das superfícies articulares, a fraturas antigas, a doenças infeciosas, inflamatórias e metabólicas que tenham atingido a cartilagem previamente.

·         A artrose primária é mais frequente na mulher, afeta mais vezes as pequenas articulações e é mais frequente em determinadas famílias do que noutras.

·         As artroses secundárias tendem a envolver as grandes articulações.

 

As causas de osteoartrose são múltiplas. De um modo geral, a sobrecarga de uma articulação normal ou o uso normal de uma articulação doente são as causas de artrose.

 

Assim, é frequente encontrar no passado traumatismos (grandes ou pequenos, estes normalmente muito repetidos), como os que resultam de atividades desportivas ou profissionais, o excesso de peso, bem como outras doenças reumáticas ou malformações que deterioraram as articulações previamente.

 

No entanto, existem muitos casos em que nenhuma causa é aparente ou em que apenas a hereditariedade é identificada.

 

Deste modo, aconselhamos o uso dos nossos protectores articulares, que o/a irão ajudar a atenuar as dores crónicas que sente e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida, saiba mais aqui:  https://www.backontrackportugal.pt/loja-on-line/desporto/protetores-articulares

 

Para mais informações contacte-nos através do (+351) 215 998 638 / 919 197 786 ou encomendas@backontrackportugal.pt

 

(*) Fontes

saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/artrose

·         Mayo Foundation for Medical Education and Research, Julho de 2013

·         Sociedade Portuguesa de Reumatologia, 2012

·         M. H. Atkinson, Osteoarthrosis, Can Fam Physician. 1984 July; 30: 1503–1507

·         Mário Viana de Queiroz, Doenças Reumáticas, 2009

F. Berenbaum, Osteoarthritis as an inflammatory disease (osteoarthritis is not osteoarthrosis!), Osteoarthritis and Cartilage, Vol. 21 (1): 16-21, Jan. 2013