Sabia que a artrose, é uma degenerescência da articulação?

A osteoartrose, vulgarmente chamada artrose, é uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si.

Na artrose as células (condrocitos) vão morrendo e produzem menor quantidade de proteoglicanos e de colagénio. Em consequência disto, a cartilagem articular ulcera e o osso que está por debaixo da cartilagem reage, espessando-se e dando origem a excrescências ósseas chamadas osteófitos (bicos de papagaio).

Nesse processo degenerativo ocorre a inflamação articular, que causm dor e aumento de volume da articulação. Daí se utilizar também a designação de “artrite” para estes quadros clínicos.

A artrose não é sinónimo de envelhecimento articular (há idosos sem artroses e adultos jovens com esta doença), embora seja mais frequente nos indivíduos idosos que, naturalmente, tiveram mais anos para irem desgastando as articulações.

Acima dos 60 anos de idade, 90% dos indivíduos têm artrose.

É uma doença que surge em todos os climas e em todas as raças. O clima não é causa de artrose, embora o frio e a humidade agravem as queixas destes doentes, e o clima quente alivie as dores.

Há articulações em que é mais comum surgir a artrose:

·         nos joelhos,

·         nas mãos,

·         nas ancas,

·         na coluna vertebral

·         e nos pés.

Nas mãos são as articulações dos dedos e  na base do polegar as  mais comuns.  Na coluna vertebral, a região cervical e lombar. Nos pés é a base do primeiro dedo, que quando está deformado é muitas vezes chamado “joanete”.

Em Portugal, as articulações mais frequentemente envolvidas são a coluna vertebral, em particular os segmentos cervical e lombar, os joelhos, as articulações das mãos e a da base do dedo grande do pé. Contrariamente, as articulações dos punhos e os tornozelos são raramente atingidas por artrose.

 

Indicação de alguns dos nossos artigos que ajudam no alívio da dor crónica:

·         joelheira - https://www.backontrackportugal.pt/joelheira-antideslizante-welltex

·         luvas - https://www.backontrackportugal.pt/luvas-welltex

·         cinta lombar  - https://www.backontrackportugal.pt/cinta-reforco-lombar-welltex

·         cervical - https://www.backontrackportugal.pt/cervical-welltex

·         meias - https://www.backontrackportugal.pt/meias-welltex

Para mais informações contacte-nos através dos telefones (+351) 215 998 638 / 919 197 786 ou por email encomendas@backontrackportugal.pt

(*) Fontes

saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/artrose

·         Mayo Foundation for Medical Education and Research, Julho de 2013

·         Sociedade Portuguesa de Reumatologia, 2012

·         M. H. Atkinson, Osteoarthrosis, Can Fam Physician. 1984 July; 30: 1503–1507

·         Mário Viana de Queiroz, Doenças Reumáticas, 2009

F. Berenbaum, Osteoarthritis as an inflammatory disease (osteoarthritis is not osteoarthrosis!), Osteoarthritis and Cartilage, Vol. 21 (1): 16-21, Jan. 2013